17 de outubro – DIA MUNDIAL DA VACINAÇÃO

Quando ouvimos falar em campanha de vacinação ou imunização, logo pensamos que temos que levar ou avisar quem tem criança no posto de vacinação.

O adolescente, o adulto jovem, a gestante, o profissional de saúde, o professor e o idoso também precisam e devem ser vacinados!

Vacinar, é prevenir! É cuidar da saúde e qualidade de vida principalmente!

O beneficiado com a vacinação não é somente a pessoa que foi vacinada e sim, toda a população de uma comunidade, pois quanto mais pessoas são vacinadas, menos chances tem o restante da população vacinada ou não, ser contaminada.

É este tipo de conscientização que o dia Mundial da Vacinação tenta nos trazer anualmente.

A vacinação regular desde o nascimento até a idade adulta idosa, faz com que passamos o decorrer da vida com saúde e qualidade de vida! Além de proporcionar o mesmo para o próximo!

É importante sabermos que:

No Brasil existe o Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde. Em 40 anos de existência, o PNI se destacou por ser um dos melhores programas de imunização do mundo e vem atuando na ampliação da prevenção, no combate ao controle e erradicação de doenças, além de disponibilizar diversas vacinas à população. São oferecidos gratuitamente 42 tipos de imunobiológicos utilizados na prevenção e/ou tratamento de doenças, incluindo 25 vacinas.

Atualmente, o Brasil é um dos países que oferece o maior número de vacinas à população, disponibilizando mais de 300 milhões de doses anuais de imunobiológicos, entre vacinas, soros e imunoglobulinas.

E por este motivo o Brasil alcançou a erradicação da poliomielite e da varíola, e a eliminação da circulação do vírus autóctone do sarampo, desde 2000, e da rubéola, desde 2009. Também foi registrada queda acentuada nos casos e incidências das doenças imunopreveníveis, como as meningites por meningococo, difteria, tétano neonatal, entre outras.

 

Se você é adulto ou idoso e não certeza já passou por todos os ciclos de vacinação, vá até o posto de saúde mais próximo de sua casa ou trabalho e se informe quais vacinas estão disponíveis.

Vocês, pais ou responsáveis por uma criança ou adolescente, leve-os a um posto de saúde mais próximo de sua casa e atualize as vacinas caso tenha pendência.

 

Seja consciente e responsável! Vacine-se!

Dia Mundial de Prevenção da Obesidade

Atualmente a OMS, indica a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. No Brasil, levantamentos apontam que 50% da população estão acima do peso, ou seja, na faixa de sobrepeso e obesidade. Entre as crianças, os dados chegam a 15%!

A obesidade é uma doença crônica, que altera metabolicamente as funções do organismo, trazendo risco para o desenvolvimento de outras doenças como por exemplo: Diabetes, Hipertensão Arterial e Dislipidemia.

Ao contrário do que pensam, as pessoas que estão com sobrepeso e obesidade, que geralmente procuram fórmulas mágicas para emagrecer, a obesidade deve ser tratada por toda a vida.

Para tratar a obesidade, se faz necessário mudanças no estilo de vida, principalmente no comportamento.

É preciso tempo, paciência e ser consciente!

A pessoa que quer emagrecer, não deve realizar restrição calórica severa, as famosas “dietas da moda” ou cortar grupos alimentares, mas sim, iniciar uma reeducação alimentar, para que ocorra uma perda de peso saudável, com preservação de massa muscular.

Para as crianças, é importante que os pais e familiares sejam exemplos, acompanhando a introdução alimentar balanceada desde os 6 meses de idade até a adolescência, para que se crie o hábito natural de alimentar de forma saudável e inteligente. Para isso é necessário que o adulto também adote a mesma postura.

Adquirir novos hábitos requer prática, dia após dia, e os resultados surgirão!

Realizar exercícios físicos regulares com supervisão de um profissional e se manter ativo durante todo o dia, é fundamental para gerar o aumento no gasto energético diário.

Uma boa noite de sono também tem impacto direto no controle hormonal do apetite, dormir em média de 7 a 8 horas por noite, contribuem para a perda e manutenção do peso saudável.

Fiquem atentos!

A Obesidade não é um estado atual, é uma doença, e precisa ser tratada!

Outubro Rosa

Na década de 1990, nasceu o movimento conhecido como Outubro Rosa, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.

O Grupo Géia apoia está causa. 

Dia mundial do coração

Sofrer por amor faz mal ao coração?

Síndrome do Coração Partido afeta quem vive longos períodos de tristeza ou depressão.

As dores do coração, podem sim fazer mal a saúde, afeta o sistema cardiovascular de pessoas que vivem longo período de tristeza, dor no peito, taquicardia, angustia, tem efeito também no bem-estar de forma geral, a medida que devido a tristeza ou depressão, a pessoa deixa de praticar exercícios, se alimenta mal, dorme pouco, como consequência, tem sua saúde comprometida.

De acordo com a cardiologista Ana Camarozano: “o fator emocional tem grande influência no funcionamento do coração. A especialista acredita que a ansiedade, a depressão e o estresse causados pelo fim de uma relação amorosa podem prejudicar a saúde cardíaca. “É possível que a Síndrome evolua para o surgimento de uma arritmia cardíaca e até cause o infarto, especialmente em pacientes que têm histórico na família ou tenham predisposição a problemas cardíacos”, alerta a médica.

Por outro lado, guardar emoções como ódio, rancor ou mágoa reflete negativamente no organismo, permitindo que os órgãos do corpo liberem grande quantidade de hormônios como cortisol ou adrenalina, que produzidos em um nível elevado podem ser prejudiciais. Além disso, o armazenamento de sentimentos ruins contribui com a redução da produção de substâncias benéficas ao organismo e que trazem sensação de bem-estar, como a serotonina. “Esse desequilíbrio na produção hormonal pode interferir no funcionamento cardiovascular, prejudicando a saúde das pessoas”, explica a especialista.

Então, como lidar com os processos de dor sem prejudicar o coração? A especialista dá a dica: “por mais difícil que um térmico seja, o ideal é evitar cultivar emoções negativas a respeito do que passou. Quando conseguimos deixar nossa mente quieta, podemos manter o coração tranquilo”, ensina a cardiologista. ”

Mas não é só de saudades que padece o coração!

As funções do coração podem ser afetadas por maus hábitos ou falta de bons hábitos como: Tabagismo; Inatividade Física ou Sedentarismo, a falta da prevenção e cuidados podem levar ao Colesterol Alterado; Hipertensão Arterial; Sobrepeso ou Obesidade; Circunferência Abdominal Elevada; Diabetes Mellitus; Alimentação Inadequada com a ingestão excessiva de alimentos gordurosos e industrializados.

Se não podemos evitar a perdas, vamos cuidar para fortalecer nosso coração para enfrentá-las com menos impacto na saúde?

Para isso a primeira medida é diminuir os riscos de doenças cardiovasculares introduzindo bons hábitos e cuidados:

  • Prefira uma alimentação mais saudável, não fique aí parado! Movimente-se!

 

  • Livre-se do cigarro, tenha cuidado com o ganho excessivo de peso, limite a ingestão de álcool.

 

  • Conheça-se! Saiba quais são os seus números:(pressão, glicemia, colesterol e IMC).

 

  • Mantenha acompanhamento da sua saúde anualmente, sempre consultando um profissional, sobretudo, sorria, divirta-se, pratique exercícios, se ame muito.

 

Você deve estar indagando: Pensa que é fácil?

Sabemos que não é fácil! Mas é necessário!

Se precisar de ajuda, conte conosco, acesse nosso site e interaja, envie perguntas, acompanhe nossas notícias! É mais do que dizer! Queremos ajudá-lo a viver mais e melhor!

 

Fonte: http://www.brasil.gov.br/saude/2016/09/cerca-de-17-5-milhoes-pessoas-morrem-de-doencas-cardiovasculares-todos-os-anos

A boca é o bicho!

É pela boca, que é a maior cavidade do corpo humano, que temos contato com o meio ambiente, é a entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde, deve-se ficar alerta aos riscos que estamos expomos e procurar saber como se prevenir.

Erroneamente, a boca e o cérebro são tratados como partes independentes das demais partes do nosso corpo, você já percebeu isso?

É como se os males que afetam o nosso corpo não afetam aos dois e vice-versa. Até nos cuidados com a saúde, temos uma separação nas especialidades odontologia e psiquiatria/psicologia são áreas distintas e raramente trabalham juntas aos profissionais médicos e enfermeiros.

Grande equivoco a nosso ver, que deve ser reparado à medida que evoluímos no cuidado do ser humano como um todo.

É através da boca que nos comunicamos, alimentamos, hidratamos, relacionamos e quando necessário, fazemos uso de algumas medicações, ela está aberta a entrada e troca de micro-organismos e bactérias.

Os males mais comuns dos problemas ocasionados através da boca, são:

Mal hálito frequente; Xerostomia ou boca seca; Gengivite ou Doença Periodontal; Lesões na boca; Cáries; Dor; Déficit na Mastigação; Perda Dentária; Endocardite doença que pode trazer sérios prejuízos a sua saúde causada pela migração de bactérias existentes nas cáries dentais que migram via corrente sanguínea e se alojam na musculatura do coração causando infeção e podendo levar a óbito!

Outra doença difícil ser tratada quando há alguma infeção de origem bucal é o Diabetes Mellitus.

Cuidados para evitar os impactos negativos, além de consultar periodicamente um profissional, devemos manter a escovação dos dentes de forma correta, escovando não somente os dentes, mas também língua e céu da boca diariamente após cada refeição são boas práticas para manutenção da saúde, assim como evitar o uso excessivo de álcool, fumo e a má alimentação.

Utilizar o fio dental diariamente, este ato impede o acúmulo de resíduos de comida e doces, e assim o surgimento de bactérias e mal hálito.

Manter uma alimentação saudável rica em nutrientes e ingestão de líquidos para manter os dentes fortes e saudáveis, evitar ao máximo o consumo excessivo de produtos açucarados, que em excesso provocam as cáries.

Para a detecção e prevenção de doenças que possam comprometer não só a saúde bucal como outras partes.

Quanto mais cedo os bons hábitos são adquiridos, melhor serão as condições bucais ao longo da vida.

Cuide do seu corpo. Cuide de sua boca!

SONO – Revigore-se diariamente!

 

sono

Não deixe de obter sua dose diária de saúde enquanto está dormindo, leia aqui:

Após um dia de muita atividade, que exige de nosso corpo e mente muita energia e disposição para realizá-las, nada como um boa noite de sono para descansar e renovar as energias para o dia seguinte.

Um boa noite de sono nos proporciona qualidade e vida, dormir bem ajuda a fortalecer a capacidade do organismo para combater infecções, a manter-se saudável, pois durante o sono o corpo produz proteínas extras que ajudam o sistema imune a ficar mais forte, principalmente em situação de estresse.

Quando não temos a oportunidade de descansar adequadamente, no dia seguinte temos mais facilidade para nos irritar, sentir cansaço, sono e por consequência o dia é produtivo, além dos impactos na saúde que podem ser desde alteração na pressão arterial, ansiedade e falhas na memória, dentre outros.

Há situações na vida que nos impedem de ter o descanso necessário e fogem ao nosso controle, mas nas demais, podemos melhorar as condições do ambiente e os nossos hábitos para dormir melhor passando por todas as etapas do sono, incluindo a do sono REM* que é a mais profunda e reparadora.

Vamos anotar algumas sugestões para melhorar o sono?

  • Ouvir música suave e/ou mentalizar imagens agradáveis;
  • Estabelecer um horário para dormir e acordar e providencie para que o ambiente esteja escuro e sem sons;
  • Evitar pensar em assuntos do trabalho ou questões para resolver duas horas antes de dormir e procure ir para a cama somente quando estiver com sono;
  • Evitar alimentos gordurosos e indigestos, assim como bebida alcoólica ou cafeína antes de dormir;
  • Evitar exercícios físicos intensos até três horas antes de dormir, de preferência a exercícios de relaxamento/alongamento;
  • Evitar o uso de celulares, computadores ou notebooks ou televisão na hora de ir dormir;
  • Tomar banho morno antes de deitar ajuda a relaxar.
  • Manter o celular distante e sem luz.

Se você tem insônia com frequência, as dicas irão ajudar ao longo dos próximos dias, tenha paciência e seja persistente na busca da qualidade do sono que resultará em uma vida com mais qualidade, mas se perceber que ainda tem muita dificuldade para dormir bem, procure um especialista.

  • REM etapa do sono profundo, onde sonhamos e revigoramos nossas energias.

Texto: Gestão de Saúde Grupo Géia.

08 de agosto – Dia nacional do combate ao colesterol

 

Combate ao Colesterol

Colesterol, tenha com moderação!

Data instituída pelo governo em 2003, trata sobre os efeitos do aumento do Colesterol no sangue, a importância do controle da doença (Dislipidemia) e a melhor forma de fazer o tratamento.

Os dados da Organização Nacional de Saúde, apontam para um índice crescente de pessoas com colesterol alto, em 2012, o levantamento demonstrava que haviam 40% dos brasileiros com este diagnóstico, sendo que 17 milhões morrem todo ano no mundo devido a doenças do coração. No Brasil, especificamente, morrem 300 mil pessoas em decorrência de infartos e derrames.

O crescimento da população mundial e da industrialização dos alimentos para atender as necessidades do mundo moderno, vão na contramão da qualidade necessária para impedir que as condições que levam a esta situação crítica na saúde, fiquem sobre controle.

O colesterol é considerado um tipo de gordura (lipídio) produzido pelo nosso organismo e desempenha funções como: produção de hormônio de vitamina D, portanto, é fundamental para nosso organismo, contudo, como tudo na vida, o excesso é prejudicial, pois aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

Temos dois tipos essenciais de colesterol, o LDL considerado ruim pois se acumula nas paredes das artérias provocando entupimento e o HDL, considerado o colesterol bom, pois tem a função “detergente”, ou seja, retira o excesso de colesterol das artérias impedindo o entupimento e formação de placa de gordura.

É necessário rever hábitos alimentares e de rotina diária para mudar esta realidade:

Procure manter uma alimentação saudável rica em frutas, legumes, verduras, grãos e cereais e ingerir água e sucos naturais, alimentos integrais em geral como: aveia, arroz, farelo de trigo, cevada, salmão, atum, carnes magras.

Outro grupo de alimentos tão importante quanto, são: Legumes/Verduras: cenoura, quiabo, aipo, couve, mandioca, ervilha, escarola, Oleoginosas: Castanha, nozes e amêndoas, azeite de oliva, Frutas vermelhas como: morango, acerola, goiaba, mamão.

Busque inserir os alimentos saudáveis no seu dia a dia, diminua sensivelmente os alimentos gordurosos e industrializados.

Cuide-se, esta é uma doença silenciosa e de evolução contínua, o corpo recebe o que você ingere diariamente, se nossos hábitos alimentares não são saudáveis, com o tempo os efeitos negativos no organismo são percebidos, após esta etapa, resta-nos o tratamento com medicamentos contínuos para diminuir os impactos na saúde.

Diga não ao sedentarismo e pratique atividade física; se fumante, abandone o cigarro e sempre faça consultas preventivas periodicamente;

Texto: Gestão de Saúde do Grupo Géia.

Semana do Mundial de Aleitamento Materno

Mãe amamentando seu bebê

Este momento pertence somente a vocês!

Fique confortável, se alimente bem, relaxe, mantenha o ambiente tranquilo e curta um dos melhores momentos de sua vida: Leite saudável servido com amor e sintonia.

 SEMANA MUNDIAL DE ALEITAMENTO MATERNO: 01 a 08 de agosto 2017

 A sintonia com o bebê inicia desde o primeiro dia no útero, ao ser recebido neste mundo, por quem zelou por este desenvolvimento, com amor e alimento saudável, irá aos poucos conhecer o mundo através do tato, cheiro, do som, sabor, envolvido em momentos de tranquilidade, conforto e alegria, este acolhimento será à base de seu desenvolvimento saudável.

Amamentar é um ato de amor e sintonia, por ser um fato tão importante, ficou estabelecido que o mês de agosto seria chamado de “ Agosto Dourado”,  por simbolizar o incentivo a amamentação, a cor  dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

Estudos comprovam que a amamentação é capaz de salvar a vida de cerca de 13% das crianças menores de 5 anos, em todo o mundo.

O leite materno é um alimento completo, que contém todos os nutrientes e sais minerais que o bebê necessita até os seis meses de idade. Portanto, antes disso não é necessário acrescentar nenhum tipo de alimento, como chás, sucos, água ou outro tipo de leite ou fórmula e poderá ser oferecido mesmo após inserir alimentos sólidos.

Além do prazer você está cuidando da saúde do seu bebe e proporcionando a ele vários benefícios:

  • Fácil digestão;
  • Desenvolvimento da arcada dentária da fala e da respiração;
  • Desenvolvimento mental;
  • Ajuda no crescimento;
  • Previne infecções, anemias, obesidade infantil e intolerâncias;
  • Funciona como fonte de anticorpos;
  • Deixa a criança mais forte e saudável;

Este relacionamento é de troca, a mãe que amamenta também protege a sua saúde, ajuda o útero na recuperação de seu tamanho, evita formação de abscesso, reduz risco de câncer de mama, de ovário, doenças cardiovasculares e diabetes e na perda do peso adquirido no período de gravidez.

DICAS PARA UMA BOA ALIMENTAÇÃO NA AMAMENTAÇÃO.

Consuma abundantemente água, pois isso auxilia produção do leite. O suco de uva integral, e chá de erva doce contribuem muito também para esta função.

Além disso, melhorar a qualidade das gorduras na dieta é necessário, pois afeta diretamente a qualidade do leite. Priorizar o consumo de gorduras boas (monoinsaturadas, poli-insaturadas e Ômega 3), como por exemplo, Castanhas (avelã, amêndoas, caju, pistache); abacate; azeite extra virgem prensado a frio; amendoim e pasta de amendoim integral; nozes e sementes (gergelim, abóbora e girassol); as azeitonas, são de extrema importância, com isso a mamãe fornece as melhores fontes alimentares de gordura para o seu bebê.

Evitar sempre que possível, condimentos, alimentos industrializados (como linguiça, salsicha, sardinha) e frituras. E não consumir bebidas alcoólicas e fumo, pois essas substâncias são transmitidas ao bebê através do aleitamento e prejudicam seriamente sua saúde.

Mamãe, se você tem leite materno em grande quantidade e gostaria de ajudar outras mães (bebês) que não possuem leite materno saiba como fazer: http://rblh.fiocruz.br/pt-br/pagina-inicial-rede-blh

Texto: Gestão de Saúde do Grupo Géia.

28 de Julho – Dia mundial de luta contra as hepatites virais

O objetivo deste dia é divulgar a hepatite à comunidade global, para informar e conscientizar sobre esta doença.

A hepatite é uma doença inflamatória do fígado provocada frequentemente por uma infecção viral. Existem cinco tipos principais do vírus: A, B, C, D e E, que podem causar infecção e inflamação do fígado e levar a cirroses e ao cancro do fígado.

A hepatite B, C e D surge pelo contato com fluídos corporais infectados (por transfusão de sangue ou de relações sexuais desprotegidas, por exemplo) enquanto a A e E por ingestão de água ou de alimentos contaminados.

A doença tem prioridade na saúde mundial!

Você sabia que:

  • Cerca de 350 milhões de pessoas no mundo apresentam infecções crônicas por hepatite B e 170 milhões de hepatite C?
  • Uma em doze pessoas sofre de algum tipo de hepatite?
  • Esta doença causa a morte de cerca de 1,4 milhões de pessoas por ano?

O melhor meio para não contrair a doença em suas variadas classificações é a utilização de métodos preventivos e a vacinação (para os tipos A e B) conforme previsto no Programa Nacional de Imunização (Ministério da Saúde).

Saiba mais: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/62hepatite.html

Conjuntivite – Previna-se!

Conjuntivite

Um dos mais importantes meios de comunicação com o ambiente é a visão! Aproximadamente 80% das informações que recebemos são obtidas através dela!

Nossos olhos merecem atenção especial sempre! Realizar visitas regulares ao oftalmologista para verificação de alterações na visão, ou como forma de prevenção de doenças oculares mais graves, deve ser regular a cada seis meses ou um ano.

A conjuntivite é uma das doenças dos olhos mais comuns, é uma inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Normalmente, ataca os dois olhos, pode durar de uma semana a 15 dias e não costuma deixar sequelas.

Pode ser causada por reações alérgicas a poluentes ou substâncias irritantes (poluição, fumaça, cloro de piscinas, produtos de limpeza ou de maquiagem, etc.). A conjuntivite primaveril, ou febre do feno, geralmente causada por pólen espalhado no ar, é a mais comum.
Mas ela pode ser causada, também, por vírus e bactérias. Nestes casos, ela é contagiosa e pode ser transmitida pelo contato direto com as mãos, com a secreção ou com objetos contaminados.

O que posso sentir?

  • Olhos vermelhos e lacrimejantes;
  • Pálpebras inchadas;
  • Sensação de areia ou de ciscos nos olhos;
  • Secreção purulenta (conjuntivite bacteriana);
  • Secreção esbranquiçada (conjuntivite viral);
  • Coceira;
  • Dor ao olhar para a luz;
  • Visão borrada;
  • Pálpebras grudadas quando acordar.

E como posso prevenir?

  • Evitando aglomerações ou frequentar piscinas de academias ou clubes;
  • Lavando com frequência o rosto e as mãos, uma vez que estes são veículos importantes para a transmissão de micro-organismos patogênicos;
  • Não coçar os olhos;
  • Usando toalhas de papel para enxugar o rosto e as mãos em locais públicos;
  • Não compartilhar o uso de esponjas, rímel, delineadores ou de qualquer outro produto de beleza;
  • Hidratar os olhos, com SF 0,9%, caso apresente ressecamento;
  • Não se automedicar, este ato pode mascarar ou potencializar os sintomas!

Fique de olho na saúde de seus olhos!