Conarh 2014 coloca em debate visão global de RH e capacitação

20140818

Com o tema “RH Urgente! Ousar, Inovar e Performar”, começa amanhã a 40ª edição do Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas (Conarh 2014). O evento, que seguirá até o dia 21 de agosto no Transamérica Expo Center, em São Paulo, reúne diversos especialistas da área de recursos humanos.

Empresários e profissionais de RH comandarão 36 palestras sobre os principais temas da área de gestão de pessoas e dois fóruns sobre temas que, segundo os organizadores, atingem diretamente a produtividade das companhias: sustentabilidade e relação do trabalho. Também será analisado o cenário das relações humanas dos países da América Latina.

Entre os palestrantes estarão Jorge Gerdau Johannpeter, presidente do conselho de administração da Gerdau; Luiz Carlos Trabuco Cappi, presidente do Bradesco; Cledorvino Belini, presidente do Grupo Fiat; Claudia Sender, presidente da TAM Linhas Aéreas; Maria Eduarda Kertész, presidente da Johnson & Johnson Consumo Brasil; Bruno Junqueira, business partner da Natura, e José Pastore, economista e especialista em relações do trabalho.

Os destaques das apresentações internacionais são: Filippo Abramo, presidente da Associazione Italiana per la Direzione del Personale (AIDP); Bernardo Gradin, presidente da GranBio; Pieter Haen, presidente da World Federation of People Management Associations (WFPMA), e Jeannette Karamañites, presidente da Federación Interamericana de Asociaciones de Gestión Humana (Fidagh).

Segundo Leyla Nascimento, presidente nacional da Associação Brasileira de Recursos Humano (ABRH), entidade promotora do evento, a edição deste ano quer chamar a atenção para as mudanças que o Brasil está passando na economia e para a baixa capacitação profissional.

“Há uma defasagem na formação de profissionais para a utilização de tecnologias como fonte de transformação do comportamento humano. Queremos que o RH engaje as novas gerações e saiba melhorar a produtividade das empresas”, diz.

De acordo com ela, o congresso trará experiências de cenários americanos e europeus. “Vamos mostrar como a Europa está trabalhando para se reestabelecer com alto índice de desemprego”, comenta.Leyla conta que o RH deve ter uma visão global dos negócios, por isso precisa tentar entender como as crises e os problemas internacionais podem afetar um país.

Ela cita como exemplo a crise da Ucrânia com a Rússia, que vem gerando reações ao redor do mundo. “Como isso está afetando as pessoas? Qual o impacto que está causando na economia e nas empresas?”, diz. E como a Alemanha conseguiu não se abalar durante a crise que atingiu a Europa.

Para Leyla, no caso do Brasil, a população e as empresas vêm conseguindo lidar muito bem com a crise, se comparado a outros países. “Temos um passado com alto índice de desemprego e de inflação. Por conta disso, sabemos administrar melhor momentos de crise.”

Outro ponto que será abordado no Conarh 2014 é a forma de remuneração dos profissionais. “A nova geração está mais preocupada com os benefícios que a empresa pode lhe proporcionar, do que com o salário. Eles querem saber qual o plano de carreira oferecido e quais adicionais eles ganharão por se dedicar à companhia.”

Novidade. Além do congresso e da feira com mais de 130 expositores, a 40ª edição do Conarh trará, neste ano, o espaço Geração +, que oferecerá uma programação de palestras gratuitas direcionada a estudantes da graduação que desejam ingressar na área de recursos humanos.

“Estudantes de contabilidade, psicologia e administração podem optar por se aperfeiçoar em RH. Por isso, criamos este espaço para informar melhor os profissionais que estão despontando no mercado”, diz Leyla Nascimento, presidente da ABRH Nacional. Ela conta que o Espaço Geração + surgiu da necessidade de atender esses jovens graduandos que frequentam o congresso todos os anos em busca de orientações para decidir os rumos da sua carreira profissional.

Na grade de palestras há diversos temas que envolvem a base da área de RH. Entre eles, como é trabalhar na área, o papel do headhunter e como usufruir de redes sociais. Os encontros têm uma hora de duração cada. A programação completa está no site oficial do evento.

Congresso Nacional Sobre Gestão de Pessoas – CONARH

Website: www.conarh.com.br

Data: 18 a 21 de agosto

Horário: 10h00 às 20h00

Local: Transamérica Expo Center (Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro, São Paulo – SP, 04757-020)

 

Fonte: Estadao.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *