2015 É O ANO INTERNACIONAL DOS SOLOS. VAMOS AJUDAR A CUIDAR DELES?

A ONU (Organização das Nações Unidas) escolheu os solos como tema do ano. A preocupação não é à toa. São necessários mais de mil anos para formar dois centímetros de solo superficial, como mostra reportagem do site Planeta Sustentável. Assim, o que é destruído hoje só renascerá daqui a muitas e muitas gerações.

Com a iniciativa, a ONU deseja chamar atenção para a riqueza e a fragilidade desse recurso, além de mobilizar a população. Hoje, 33% das terras do planeta estão degradadas, por razões físicas, químicas ou biológicas, estima a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

Na esteira da preocupação com os solos, este ano cientistas de todo o mundo se reunirão, em Dijon, na França, para a primeira Conferência Global sobre Biodiversidade dos Solos. Logo em seguida, será lançado o primeiro Relatório Estado dos Recursos do Solo Mundiais.

Aproveite para conhecer 4 características dos solos saudáveis:

1) É deles que surge a vegetação, cultivada ou manejada para alimentação, fibra, combustível e produtos medicinais;
2) São a base da produção de alimentos;
3) Armazenam e filtram água, amenizando enchentes e secas;
4) São um recurso não renovável, o que torna sua preservação essencial.

Anote na agenda: em 2014, o dia 5 de dezembro se tornou oficialmente o Dia Mundial do Solo, uma data importante no calendário ecológico. Confira a seguir um vídeo sobre a necessidade de cuidar do que ainda resta e garantir um futuro verde para os nossos descendentes:

Fonte: blogdaseguros.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *