Dia da Imunização

No dia 9 de junho comemoramos o dia da Imunização!

A vacina foi criada em 1876, por Edward Jenner. Ele injetou a secreção das fístulas de uma vaca com varíola – ou seja, pus – em um menino. Semanas depois ele inoculou a criança com varíola humana e este não adoeceu. Daí o nome vacina, derivado da expressão latina materia vaccinia (substância que vem da vaca).

A vacinação é uma das medidas mais importantes de prevenção contra doenças. É muito melhor e mais fácil prevenir uma doença do que tratá-la e é isso que as vacinas fazem. Elas protegem o corpo humano contra os vírus e bactérias que provocam os vários tipos de doenças graves, que podem afetar seriamente a saúde das pessoas.

A vacinação não protege apenas aqueles que recebem a vacina, mas também ajuda a comunidade como um todo. Quanto mais pessoas de uma comunidade ficarem protegidas, menor é a chance de qualquer uma delas – vacinadas ou não – ficar doente.

Além disso, algumas doenças podem ser erradicadas por completo, um exemplo é a varíola que está erradicada mundialmente. O último registro é de 1977. Outra doença que está em processo de erradicação é a poliomielite (paralisia infantil). No continente americano não é registrado nenhum caso desde 1991. No entanto existem casos registrados em outros lugares do mundo como em alguns países da África e Ásia. É por isso que ainda é muito importante que todas as crianças sejam vacinadas contra a doença.

No Brasil, o Ministério da Saúde oferece gratuitamente um grande número de vacinas contra diversas doenças graves. Todos devem estar atentos ao calendário básico de vacinação!

É importante destacar que as vacinas não são necessárias apenas na infância. Os idosos, as mulheres em idade fértil ou gestantes, adolescentes, os profissionais de saúde, pessoas que viajam muito, entre outros grupos, também tem recomendações para tomarem certas vacinas.

Fique atento ás campanhas de vacinação! Procure um posto de vacinação próximo de sua residência ou trabalho!

Próximo ao Grupo Géia existe o posto de vacinação dentro do Instituto Central do Hospital das Clínicas:

Av: Dr. Enéias de Carvalho Aguiar nº 255 – Cerqueira César

Tel: (11) 2661-0000

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *