05 de Agosto – Dia Nacional da Saúde

A data tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da educação sanitária, despertando na população o valor da saúde e dos cuidados para com ela. O Dia da Saúde também serve para recordar a vida de trabalho de Oswaldo Cruz (a data escolhida se refere ao dia de seu nascimento 05/08/1872), um dos principais responsáveis pelas erradicações de perigosas epidemias que acometiam o Brasil no final do século XIX e início do século XX, como por exemplo o combate e a erradicação das epidemias de peste, febre amarela (forma urbana) e a rubéola no Brasil.

Saúde é o bem estar físico, social e mental, e não apenas a ausência de doença, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Ou seja, para que um indivíduo se sinta e se encontre em pleno estado de saúde é necessário não estar somente livre de doenças, e sim, estar bem socialmente, mentalmente e fisicamente.

Saúde física se refere a condição geral do corpo em relação a doenças e ao vigor físico. Para uma pessoa ser considerada saudável, ela não deve ter doenças e possuir um metabolismo que apresente um bom funcionamento. Uma infância saudável, genética e condições de trabalho, são algumas coisas que influenciam na saúde física. Por este motivo a mobilização global cada vez maior para que o ser humano tenha hábitos mais saudáveis possíveis, como alimentação e atividade física.

Saúde mental, pode ser descrito como qualidade de vida emocional e cognitiva de uma pessoa. Percepção da realidade, integração social e emocional, entre outros itens que podem ser avaliados para definir a saúde mental de uma pessoa.

Saúde social está relacionado com a capacidade do indivíduo de interagir com outros e conseguir prosperar em ambientes sociais. Além de considerar a capacidade da pessoa de interagir com a sociedade, também são considerados os benefícios dessas interações com o bem-estar do próprio indivíduo, ou seja, ele tem que querer e estar feliz com esta condição! Essa saúde é muito importante em relação a saúde individual.

O Estado tem a responsabilidade de proporcionar melhoria na condição de vida das pessoas, como por exemplo moradia, saneamento básico, opções para educação, cultura, lazer, segurança, meio de transporte, emprego, entre outros.

E o ser humano também tem suas responsabilidades, por exemplo a preservação do patrimônio público e privado, meio ambiente, manter a harmonia e respeito entre as pessoas. Os adultos em conduzir as crianças para um caminho livre de aspectos que possam prejudica-las posteriormente, entre outros vários fatores.

FELIZ DIA NACIONAL DA SAÚDE!!!

Fonte: Portal Educação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *