Dia 20 de outubro comemoramos o dia Mundial e Nacional da Osteoporose!

Você sabe o que é osteoporose? Você já ouviu dizer que esta doença acomete somente mulheres?

A osteoporose é uma doença metabólica, e se caracteriza pela diminuição progressiva da massa óssea, levando também a diminuição da resistência óssea, sendo uma das principais causas de fraturas em idosos.

E não é uma doença que acomete somente mulheres, de acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), estima-se que o risco de sofrer fratura osteoporótica é de 27% em homens com 50 anos ou mais, enquanto o risco de ter câncer de próstata é de 11,3%.

Engana-se também, quem presume que quem tem a doença não deve praticar atividade física, ou que o fato de não tomar leite (por não gostar) vai fazer com que a doença se agrave.

Anote!

Caminhar, andar de bicicleta, nadar e exercícios de fortalecimento, são fundamentais para manter o tônus muscular. Manter uma alimentação adequada desde a infância, passando pela adolescência até a idade adulta é muito importante. Não somente o consumo do leite, mas também os seus derivados como queijos e iogurte são essenciais. Assim como evitar o tabagismo e a ingestão excessiva de bebida alcóolica são alguns dos fatores importantes para a qualidade do osso formado ao longo da vida, o que contribui para diminuir o risco de osteoporose na vida adulta e velhice.

Fonte: Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *