Artrite/Artrose

A Artrite e a Artrose, fazem parte do conjunto de doenças agrupadas sob a designação de Reumatismo. Artrite é uma doença inflamatória crônica que pode afetar várias articulações. Tem causa desconhecida, mais facilmente observada em mulheres jovens se agravando com o envelhecimento, mas que também acomete homens.

Já a Artrose é uma doença que se caracteriza pelo desgaste da cartilagem articular e por alterações ósseas, ou seja, deformidades conhecidas popularmente como bico de papagaio e na maioria das vezes afeta mais as pessoas idosas. Ocorre por causa desconhecida, alterações metabólicas ou hereditariedade.

A dor é uma característica em comum para as duas doenças e lguns alimentos por terem propriedades anti-inflamatórias e oxidantes podem ajudar a amenizá-la:

• Atum, sardinha, salmão, truta, tilápia, arenque, anchova, cavalinha, bacalhau; sementes de chia e linhaça, castanha de caju e do Pará, amendoim e nozes, por serem ricos em ômega 3.

• Alho macerado e cebola, por conterem alicina, considerado um ótimo anti-inflamatório.

• Frutas cítricas como laranja, abacaxi, limão, acerola, pela presença de vitamina C, portanto, melhoram o sistema imunológico.

• Frutas vermelhas como romã, melancia, cereja, morango e goiaba, por conterem antocianina, que tem ação antioxidante.

• Legumes e verduras, principalmente a couve-flor, tomate, brócolis, espinafre, repolho e cenoura.

• Leite desnatado e queijos brancos como por exemplo ricota e cottage.

• Procure evitar alimentos condimentados e industrializados.

• Manter o peso adequado também é muito importante, pois o excesso de peso pode causar sobrecarga nas articulações, piorando a dor, além de que a gordura favorece o processo inflamatório.

• Atividade física orientada por um profissional capacitado também é indicado!

Nos casos de artrite gotosa a inflamação é causada pelo acúmulo de ácido úrico, por isso é importante evitar o excesso alimentos que aumentam o ácido úrico como por exemplo: carne vermelha, carne de frango, fígado, moela, coração e bebidas alcóolicas.

Lembre-se! Alimentar-se de forma saudável é importante para o controle de agravos de inúmeras doenças!

Fonte: Sociedade Brasileira de Reumatologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *