Dia Mundial Contra o Câncer

O dia Mundial Contra o Câncer é ocorre em 4 de fevereiro. A data foi criada pela União Internacional Contra o Câncer (UICC) com a intenção de chamar a atenção globalmente para a doença e desmitificar conceitos.

Para combate e detecção precoce do câncer são possíveis muitas ações, que estão em nosso alcance!

A redução dos fatores de riscos sociais e ambientais para o câncer e a disseminação de informações sobre o assunto para a comunidade, é um ótimo começo!

Pois um terço dos cânceres mais comuns podem ser evitados por meio de comportamentos saudáveis, como: não fumar, reduzir o consumo de álcool, adotar alimentação saudável rica em frutas, legumes, verduras e grãos, sair do sedentarismo e a prática de atividade física regular.

Você sabia que:

– Mais de 12 milhões de pessoas no mundo são diagnosticadas todo ano com algum tipo de câncer! E cerca de 8 milhões morrem!

– O tabagismo responde sozinho por, pelo menos 22% de todas as mortes por câncer!

– O álcool está fortemente associado ao risco aumentado de câncer de boca, faringe, laringe, esôfago, intestino, fígado e mama!

– A obesidade já afeta entre 20 a 40% dos adolescentes em todo o mundo. O excesso de peso e a obesidade estão fortemente ligados ao aumento do risco de câncer do intestino, mama, útero, pâncreas, esôfago, rins e vesícula biliar na idade adulta.

– A proteção contra a radiação ultravioleta (UV) também é fundamental para a prevenção do câncer de pele!

Além de adotar práticas saudáveis, a detecção precoce é muito importante! Por isso fique sempre atento! Pois nem todos os tipos de câncer apresentam sinais e sintomas no início, dificultando o diagnóstico precoce! Mas, para muitos, incluindo os de mama, do colo de útero, colorretal, da pele, oral, e alguns tipos de câncer na infância, os benefícios de abordagens sistemáticas para a detecção precoce são conclusivos, reduzindo significativamente a mortalidade e as possíveis sequelas da doença.

Ao perceber algo diferente com o seu corpo, procure um médico ou outro profissional da área da saúde! Converse! Sempre existirá um caminho para que você possa evitar agravos maiores para a sua saúde!

Fonte: INCA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *