06 de abril | Dia Mundial da Atividade Física

Você sabe o que é atividade física?
Trata-se da prática envolvendo gasto de energia que consequentemente promovem alterações no organismo. Essas práticas envolvem movimento corporal, associado a atividade mental e social.

Em nosso cenário atual, nos deparamos com um problema, que é o SEDENTARISMO, devido aos hábitos do dia a dia. Esse dado é preocupante, uma vez que a longo prazo, o sedentarismo pode acarretar no desenvolvimento de doenças crônicas.

A prática de atividade física além de prevenir essas patologias, traz diversos benefícios como por exemplo:

• Fortalecimento dos ossos e articulações;
• Redução dos níveis de colesterol ruim (LDL) e aumento do colesterol bom (HDL);
• As crianças desenvolvem melhor as habilidades psicomotoras;
• Regulação de substâncias que regulam o sistema nervoso.

Estudos comprovam que adotando hábitos saudáveis, como por exemplo uma caminhada diária com duração de 30 minutos, reduz em 40% a probabilidade de mortalidade por patologia crônica.

Mas eu posso praticar qualquer tipo de atividade física?
Como falamos anteriormente, toda atividade que realizamos, onde há gasto de energia, é uma atividade física, porém para atingir melhores resultados, a prática de exercícios físicos se torna mais eficiente, uma vez que além de gastar a energia através dos movimentos, melhora também nossa postura corporal, por tratar-se de uma atividade com movimentos contínuos e regulares.

Para a prática de exercícios, é indicada a orientação de um profissional capacitado, que irá lhe orientar conforme sua evolução.
Importante: Pratique atividade física e deixe o sedentarismo através de pequenas mudanças nos hábitos diários de vida, como por exemplo:

• Vá à padaria ou comércios próximos de casa caminhando ao invés de usar o carro;
• Se for usuário de transporte público, desça 1 ponto antes e caminhe até o seu destino;
• Se for subir até dois andares, vá de escada ao invés de usar o elevador.

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