Diabetes

O dia 14 de novembro esta marcado para alertar a população sobre a causa e o que é a diabetes. Existem pessoas portadoras que não sabem, não fazem o tratamento e desconhecem o auto risco a sua saúde e muitas que não tem acesso a tratamento com qualidade em hospitais ou postos de saúde.

Existem dois tipos de diabetes, a tipo 1 e a tipo 2. Na diabetes tipo 1, o pâncreas (onde é sintetizada a insulina), o individuo deixa de produzir esse hormônio (insulina), aumentando os níveis de açúcar no sangue, essa doença geralmente acomete criança e se manifesta quando 90% da função do pâncreas esta comprometida, veja alguns sinais e sintomas:

  • Poliúria (aumento na frequência de urinar);
  • Polidipsia (aumento da sede);
  • Emagrecimento;
  • Polifagia (aumento do apetite);

Ate o momento, não existe terapia comprovada que previna ou cure a Diabetes tipo 1.

A Diabetes tipo 2, é o tipo mais comum de Diabetes, representa 90% dos casos, normalmente acomete adultos acima dos 40 anos. Nesse tipo de Diabetes há união de dois fatores, para que ela ocorra: resistência de insulina + diminuição da produção de insulina. A obesidade e sedentarismo também contribuem para adquirir a Diabetes tipo 2. Os sintomas nesses pacientes são mais discretos, mas também pode haver:

  • Poliúria (aumento na frequência de urinar);
  • Polidipsia (aumento da sede);
  • Nocturia (urinar com mais frequência à noite).

Prevenção e Tratamento: Alimentação balanceada, exercícios físicos moderados, manter um peso corporal saudável. Caso o médico responsável ache necessário, entrara com o tratamento medicamentoso.

Essa doença pode trazer danos graves, e quando é diagnosticado normalmente o paciente já tem complicações da doença. A Diabetes debilita e pode matar, é uma doença de grande ameaça mundial e sobrecarrega o sistema de saúde. Pessoas que tem essa doença sofrem de serias condições como: doença cardíaca, amputação dos membros inferiores, retinopatia diabética (perda da visão) e insuficiência renal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *