01 de maio – Dia do Trabalho

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Trabalho é um conjunto de atividades realizadas, é o esforço feito por indivíduos, com o objetivo de atingir uma meta. O trabalho também pode ser abordado de diversas maneiras e com enfoque em várias áreas, como na economia, na física, na filosofia, a evolução do trabalho na história, etc. O dia internacional do trabalhador é celebrado no dia 1 de Maio.

O trabalho também possibilita ao homem concretizar seus sonhos, atingir suas metas e objetivos de vida, além de ser uma forma de expressão. É o trabalho que faz com que o indivíduo demonstre ações, iniciativas, desenvolva habilidades, atualize, amplie seus conhecimentos através de sua formação. O trabalho faz com que o homem aprenda a conviver com outras pessoas, com as diferenças, a não ser egoísta e pensar na empresa, não apenas em si, é um aprendizado e uma evolução continua.

A diferença entre o trabalho e o emprego, é que o trabalho é uma tarefa que não necessariamente confere ao trabalhador uma recompensa financeira. O emprego é um cargo de um indivíduo em uma empresa ou instituição, onde o seu trabalho (físico o mental) é devidamente remunerado.

Este conceito vem mudando e adequando com o passar do tempo, haja visto que a etimologia da palavra que tem sua origem, segundo dicionário etimológico:

A palavra trabalho vem do latim tripalium, termo formado pela junção dos elementos tri, que significa “três”, e palum, que quer dizer “madeira”.

Tripalium era o nome de um instrumento de tortura constituído de três estacas de madeira bastante afiadas e que era comum em tempos remotos na região europeia.

Desse modo, originalmente, “trabalhar” significava “ser torturado”.

No sentido original, os escravos e os pobres que não podiam pagar os impostos eram os que sofriam as torturas no tripalium. Assim, quem “trabalhava”, naquele tempo, eram as pessoas destituídas de posses.

A ideia de trabalhar como ser torturado passou a dar entendimento não só ao fato de tortura em si, mas também, por extensão, às atividades físicas produtivas realizadas pelos trabalhadores em geral: camponeses, artesãos, agricultores, pedreiros etc.

A partir do latim, o termo passou para o francês travailler, que significa “sentir dor” ou “sofrer”. Com o passar do tempo, o sentido da palavra passou a significar “fazer uma atividade exaustiva” ou “fazer uma atividade difícil, dura”.

Só no século XIV começou a ter o sentido genérico que hoje lhe atribuímos, qual seja, o de “aplicação das forças e faculdades (talentos, habilidades) humanas para alcançar um determinado fim”.

Com a especialização das atividades humanas, imposta pela evolução cultural (especialmente a Revolução Industrial) da humanidade, a palavra trabalho tem hoje uma série de diferentes significados, de tal modo que o verbete, no Dicionário do “Aurélio”, lhe dedica vinte acepções básicas e diversas expressões idiomáticas.

Além do conhecimento nas atividades que se pratica, se faz necessário inserir na rotina hábitos saudáveis para tornar as atividades mais agradáveis e com melhor resultado, segue algumas dicas:

1- Procure ter bons pensamentos e sorria sempre que possível.

2- Faça uma alimentação nutritiva e saudável, se possível a cada três horas.

3- Beba no mínimo dois litros de água por dia.

4- Mantenha uma postura correta: suas coxas devem estar paralelas ao chão e os pés apoiados. Mantenha a coluna ereta, de preferência apoiada no encosto, que deve ser ajustado de acordo com sua necessidade. A tela do computador deve estar na altura dos olhos, evitando, assim, sobrecarregar o pescoço e a coluna. Se o seu trabalho demanda que permaneça muitas horas em pé, não se esqueça de se movimentar, para não sobrecarregar sempre a mesma região.

5- Foco! Defina melhor suas prioridades e organize seu tempo para não deixar nenhuma atividade cair no campo da urgência, pois isso pode causar ansiedade e prejudicar seu bem-estar no trabalho.

6- Relaxe! Faça alongamentos ao longo do dia! Pernas, braços, mãos, região cervical.

7- Se você trabalha olhando muito para a tela do computador, lembre-se de descansar a visão a cada uma hora, fechando os olhos, olhando para o horizonte e hidratando-os.

8- Seja gentil! Cultive um bom relacionamento com seus colegas. Cumprimente a todos ao chegar ou sair, agradeça os favores que receber, ajude o outro sempre que puder. Não se envolva em intrigas ou fofocas, elogie com sinceridade.

9- Se você trabalha em um ambiente competitivo, não veja o seu colega como um inimigo: lembre-se que todos estão no mesmo time, e uma equipe em harmonia alcança mais facilmente seus objetivos.

10- Evite levar os problemas ou assuntos de casa para o trabalho e vice-versa.

Encontre um trabalho que você goste! E se este que você está neste momento, não é exatamente o que você almejou, desenvolva-o com responsabilidade! Este ato fará com que você encontre e encare melhor novos objetivos!

Fontes:
https://www.significados.com.br/trabalho/
http://www.levepravida.com.br/bem-estar/10-dicas-bem-estar-no-trabalho
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_trabalhador_vida_promocao_saude.pdf

31 de maio – Dia Mundial sem Tabaco

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O Dia Mundial sem Tabaco é comemorado anualmente em 31 de maio, foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como um alerta sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. O INCA é órgão responsável no Brasil pela divulgação da campanha, informações e orientações para o tratamento antitabagismo.

O tabagismo é reconhecido pela OMS como doença epidêmica que causa dependência física, psicológica e comportamental. Trata-se de um problema de saúde pública global que mata milhares de pessoas em todo o mundo.

No Brasil, por meio da rede de Tratamento do Tabagismo, são articuladas ações para controle do tabagismo nos estados e municípios, junto com a sociedade civil e organizações não governamentais.


As desvantagens do tabagismo

  • Falta de ar;
  • Envelhecimento precoce como aparecimento de rugas e cabelos brancos;
  • Tosse constante;
  • Infertilidade tanto em homens como nas mulheres;
  • Prejudicial a arcada dentária;
  • Doenças respiratórias;
  • Odor desagradável;
  • Risco cardiovascular;
  • Neoplasias.

Conheça os benefícios constantes e quase que imediatos que ocorrem ao parar de fumar

  • Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal;
  • Após 2 horas: não há mais nicotina circulando em seu sangue;
  • Após 8 horas: o nível de oxigênio no sangue normaliza;
  • Após 12 a 24 horas: seus pulmões já funcionam melhor;
  • Após 2 dias: seu olfato já percebe melhor os cheiros e o seu paladar já sente o sabor da comida;
  • Após 3 semanas: você vai notar que sua respiração se torna mais fácil e a circulação melhora;
  • Após 30 dias: sua pele começa a parecer melhor em relação a tom de pele, flacidez e rugas que diminuem ao redor dos lábios principalmente;
  • Após 1 ano: o risco de morte por infarto já se reduziu à metade;
  • Após 5 a 10 anos: O risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaramPense! Quanto mais cedo você parar de fumar, menor o risco de adoecer!

Fonte: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/acoes_programas/site/home/nobrasil/programa-nacional-controle-tabagismo

26 de Maio – Dia Nacional do Combate ao Glaucoma

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Dia Nacional do Combate ao Glaucoma

Conscientizar a população em geral sobre a importância do diagnóstico precoce desta doença, que é considerada “silenciosa”, é um dos principais objetivos desta data.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde – OMS, estima-se que o glaucoma afete entre 1% e 2% da população com mais de 40 anos em todo o mundo, o que representaria cerca de 3 milhões de pessoas.

Porém, a estimativa é que 65 milhões de pessoas tenham glaucoma, sendo esta doença a maior causadora da cegueira irreversível no mundo. Doença que acomete os olhos e é provocada pela elevação da pressão ocular, e não tem cura e quando não é tratada precocemente podendo levar à cegueira.

Mas como ocorre?
A doença pode se desenvolver durante meses ou anos sem apresentar nenhum sintoma, e esses só aparecem na fase mais avançada, quando a pessoa começa a esbarrar nas coisas, pois está perdendo a visão periférica (vê bem o que está na sua frente, mas não enxerga o que está dos lados).

Atenção!
Pessoas que têm parentes portadores de glaucoma, indivíduos com mais de 40 anos, pacientes com alto grau de miopia e diabéticos devem estar ainda mais atentos à realização dos testes de rotina.

E dá para prevenir o Glaucoma?
Sim! E a melhor maneira para isso é consultar um médico oftalmologista pelo menos uma vez por ano!
Por ser uma doença crônica e sem cura, ela pode ser controlada com o uso de medicamentos apropriados que normalizam a pressão intraocular e impedem que a doença avance provocando a perda total da visão.

Olhe! Veja! Cuide da saúde dos seus olhos!

Fonte: http://bvs.saude.gov.br/ultimas-noticias/2275-26-5-dia-nacional-de-combate-ao-glaucoma

06 de Abril – dia Mundial da Atividade Física

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O Dia Mundial da Atividade Física celebra-se em 6 de abril

Este dia visa promover a prática de atividade física junto da população, assim como mostrar os benefícios do exercício físico, pois a prática regular de atividade física apresenta inúmeras vantagens, entre elas:

  • Evita o excesso de peso e a obesidade;
  • Prevenção da Osteoporose;
  • Melhora da Circulação;
  • Auxilia na redução de altos níveis glicêmicos e pressóricos;
  • Melhora da autoestima;
  • Redução do stress;
  • Contribui para a concentração e para o bem-estar físico e psicológico.

O recomendado pelos médicos é fazer ao menos 30 minutos de exercício físico por dia.

Neste dia várias atividades serão desenvolvidas para promover a prática de exercício físico. Aulas em grupos e caminhadas são algumas das iniciativas desenvolvidas por municípios, associações desportivas e outras entidades para celebrar a data e levar as pessoas a praticarem esportes.

atvCaminhada, Corrida, Dança, Yoga, Alongamento, Pilates, Musculação, Bicicleta, Práticas Aquáticas, Tai Chi Chuan

Seja sozinho ou acompanhado! O que importa é se exercitar!

Fonte: https://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-da-atividade-fisica/