Dia Mundial de Prevenção da Obesidade

Atualmente a OMS, indica a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. No Brasil, levantamentos apontam que 50% da população estão acima do peso, ou seja, na faixa de sobrepeso e obesidade. Entre as crianças, os dados chegam a 15%!

A obesidade é uma doença crônica, que altera metabolicamente as funções do organismo, trazendo risco para o desenvolvimento de outras doenças como por exemplo: Diabetes, Hipertensão Arterial e Dislipidemia.

Ao contrário do que pensam, as pessoas que estão com sobrepeso e obesidade, que geralmente procuram fórmulas mágicas para emagrecer, a obesidade deve ser tratada por toda a vida.

Para tratar a obesidade, se faz necessário mudanças no estilo de vida, principalmente no comportamento.

É preciso tempo, paciência e ser consciente!

A pessoa que quer emagrecer, não deve realizar restrição calórica severa, as famosas “dietas da moda” ou cortar grupos alimentares, mas sim, iniciar uma reeducação alimentar, para que ocorra uma perda de peso saudável, com preservação de massa muscular.

Para as crianças, é importante que os pais e familiares sejam exemplos, acompanhando a introdução alimentar balanceada desde os 6 meses de idade até a adolescência, para que se crie o hábito natural de alimentar de forma saudável e inteligente. Para isso é necessário que o adulto também adote a mesma postura.

Adquirir novos hábitos requer prática, dia após dia, e os resultados surgirão!

Realizar exercícios físicos regulares com supervisão de um profissional e se manter ativo durante todo o dia, é fundamental para gerar o aumento no gasto energético diário.

Uma boa noite de sono também tem impacto direto no controle hormonal do apetite, dormir em média de 7 a 8 horas por noite, contribuem para a perda e manutenção do peso saudável.

Fiquem atentos!

A Obesidade não é um estado atual, é uma doença, e precisa ser tratada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *